terça-feira, 12 de abril de 2016

Pão-de-ló de morango


Ingredientes:

Bolo :
2 ovos
2 colheres de sopa de água
120 gr de açúcar
1 pitadinha de essência de baunilha
50 gr de farinha
50 gr de Maizena (amido de milho)
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio :
6 colheres de sopa de licor de morango
350 gr de morangos maduros
3 colheres de sopa de água
6 folhas de gelatina incolor
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (icing sugar)
2 colheres de sopa de sumo limão
200 ml de natas / creme de leite

Preparação:

Para o Bolo :
Pré-aquecer o forno a 180. Untar uma forma redonda de alumínio com manteiga e polvilhar com farinha. (A receita original sugere forrar a forma com papel vegetal untado, eu não forrei e não tive problemas depois ao desenformar).

Bater os ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e a baunilha, bater continuamente durante 2 minutos.

Juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Transferir a massa para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito).

Retirar do forno, com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma e posteriormente desenformar. Deixar arrefecer o bolo sobre uma rede, cortar o bolo em 2 camadas e regar com o licor de morango.

Para o recheio:
Lavar muito bem e arranjar os morangos. Reduzi-los a puré e misturar o sumo de limão. Passar o puré por um passador de rede fina, para descartar todas as sementinhas e as partes sólidas restantes. Juntar o açúcar ao puré e misturar bem.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante uns minutos. Aquecer as 3 colheres de sopa de água e dissolver a gelatina escorrida. Juntar a gelatina ainda morna ao puré de morango. Deixar arrefecer.

Quando o puré começar a solidificar, bater as natas firmes e adicionar à mistura. Levar ao frigorífico até começar a prender mas sem deixar solidificar totalmente.

No prato de servir (convém ser totalmente raso), colocar um aro de semifrio (sem o fundo), colocar uma camada de bolo e espalhar metade do creme por cima. Colocar a outra camada de bolo e espalhar o restante creme.

Levar ao frigorífico a solidificar. Na altura se servir, retirar o aro e decorar com morangos.




Fonte: http://pt.petitchef.com/receitas/sobremesa/pao-de-lo-de-morango-fid-405676#LedZev1RUr3jKqeC.99

Sem comentários:

Enviar um comentário